Praia Brava da Almada

De frente para o mar aberto, point de surf, a Brava é uma praia de vocação selvagem.

brava2Localizada entre a Praia da Fazenda e a Praia do Engenho a Praia Brava da Almada esta totalmente inserida dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba.

Acessível por trilha de dificuldade moderada, saindo da Praia do Engenho, tem duração média de 25 minutos. Na metade do caminho já se avista  a Praia Brava e toda a beleza da vegetação que a circunda.

Existe ainda uma opção saindo da Praia da Fazenda com duração de  aproximadamente 01:30h, sendo que para este percurso é necessário o acompanhamento de monitores do Parque Estadual da Serra do Mar.

Não esqueça de levar água e um lanche pois a praia não possui nenhuma estrutura de comércio e claro, por favor, seja gentil com a natureza e traga seu lixo de volta. É uma praia excelente para pratica do surf. Entretanto não é aconselhável para o banho de mar, já que há relatos de nadadores experientes que já passaram apuros nessas águas.
Quase deserta, possui apenas dois moradores tradicionais: no começo da praia encontramos a casa do simpático Dinga, morador da Praia Brava há mais de 20 anos.

“Visitas são bem vindas, mas tragam uma cachacinha” sugere Dinga. Mais pro final da praia encontramos o não menos simpático Mandico, mestre em artesanato, constrói pequenos barcos, remos e canoas, e este não mora sozinho: tem a companhia de dois amigos fiéis, um cachorro e um gato.

Ao chegar você vai sentir que valeu a pena, pois o visual é lindo e a praia é maravilhosa.