Praia do Engenho

Almada e Engenho são almas gêmeas, viverão sempre juntas.

engenho1A Praia do Engenho é separada da Almada por uma pequena formação rochosa e não tem acesso para automóvel – por isso, o transporte de materiais e mercadorias para a praia é feito por canoas ou a pé.

Como a Almada, o Engenho é uma praia de águas rasas e claras, sendo portanto ideal também para o banho de mar em família. É no Engenho que mora a maioria dos caiçaras, onde também se encontra o Posto Médico, O Museu Caiçara, a AMMA (Associação dos Moradores Mirins da Almada) que desenvolve trabalhos de educação ambiental e ainda a sede da SABA (Sociedade Amigos do Bairro da Almada.)

Por ser mais protegida dos ventos, a baía do Engenho é comumente utilizada para ancorar embarcações caiçaras, e em dias ou noites de tempestade serve de abrigo também para barcos vindos de outros locais.

No final da tarde é muito comum a saída de pescadores em suas canoas para o trabalho, e lá pelas nove da noite seu retorno. Ainda no final da tarde, quem não saiu para pescar, pode jogar uma partida e futebol que muitas vezes entra pela noite, já que a praia é iluminada.

O espetáculo do pôr-do-sol na Praia do Engenho é imperdível.